segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PACTO DE LAUSANNE

                                               
                                              
                             Retrospectiva e Desafios

         Olhando o imenso amor de Deus que criou todas as coisas, sustenta tudo e tem o controle de governar todas as coisas.
            É esse Deus que cremos. Ele enviou o antídoto contra o pecado que é Jesus Cristo, para salvar a humanidade, pois ela encontra fora do estado normal da criação. “A ele toda honra, toda Gloria e todo louvor”, pois as escrituras sagradas (Bíblia), diz em João 3.16, “ porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna". Essas palavras do capítulo 3 de João são inspiração divina e revelada em Jesus Cristo que, através do Espírito Santo, ilumina a mente de um povo que Ele tem chamado para o crescimento do Seu reino na terra e para o louvor da Sua gloria.
            Surge o pacto de Lausanne. Um grande congresso mundial de evangélicos que ocorreu em 1974 em Lausanne na Suíça, e com ele alguns desafios que a Igreja (ekklessia), os chamados do mundo de pecado para assembléia dos santos, terão que superar, a revelação humana, o misticismo, a falta de comprometimento com o proposito de Deus, tem sido deturpado da leitura da Bíblia, sabemos que a revelação das escrituras se encerrou em Jesus Cristo, e só nele ha. salvação, não existe nenhum outro que possa levar o homem a Deus, aquele, porém que rejeitar a Divindade de Cristo já está condenado, pois a vontade de Deus é que todos sejam salvos. Como fazer que todos ouçam as boas novas de Jesus Cristo? Paulo escrevendo aos Romanos no capítulo 10.13,15, diz: "porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, como, pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há. quem pregue? e como pregarão se não forem enviados? como está escrito: quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!". Esse texto nos mostra que Deus ao inspirar Paulo com essas palavras de advertência, traz a responsabilidade da evangelização, e que o evangelho é para todos e todos tem a obrigação de divulgá-lo. O grande desafio é fazer com que a igreja esteja comprometida com o propósito de Deus e entenda que existem pessoas morrendo sem conhecimento de Jesus Cristo. A igreja tem negligenciado a evangelização, e priorizado as coisas materiais; tais como grandes templos, roupas de marcas, tecnologia de ultima geração, ar condicionado central, e muitas  outras coisas que poderiam ser enumeradas em várias laudas. Porém, as vidas não tem sido prioridade. A igreja está como Pedro, negando o Cristo, mas que possa arrepender-se a tempo e cumprir o pacto de fé, e conscientizar-se de que Cristo chama a igreja para uma obra missionária e não eclesiástica.
            O desafio é fazer ecumenismo cristianizado onde partilharemos da mesma fé bíblica, para alcançarmos os povos, essa missão e de toda igreja e não de uma pequena fração. Quando os apóstolos começaram a evangelizar, estavam somente fazendo missões locais em Jerusalém, porém achavam que a salvação era somente para os judeus. Hoje a igreja se encontra assim, porém houve grande perseguição e todos com os mesmos objetivos levaram a palavra a todos os povos. Como a igreja de hoje tem agido diante da missão que lhe foi proposta por Deus? Será que a igreja está precisando de uma perseguição para unir  forças? evangelizando de forma unificada veremos o grande mover de Deus. Há falhas na igreja diante da missão de Deus, entretanto ainda a tempo para esforçarmos  na evangelização local e mundial. Sabemos que algumas igrejas não têm adotado uma postura missionária,  precisamos avançar enviando missionários para todo mundo. Temos urgência nessa missão. A igreja precisa orar, contribuir e enviar os chamados, devidamente treinado para a evangelização e edificação dos povos a alcançar.
            A igreja tem vivido período difícil onde tem sido secularizada, o povo de Deus deve ser pro ativo, a Igreja tem que influenciar com a palavra da verdade, esperança e salvação. O evangelho tem perdido o valor diante de homens que querem estar no lugar de Deus, destorcendo as escrituras e trabalhando o lado emocional das pessoas, com isso os templos estão cheios de "cristão", se é que podemos dizer assim! Essas pessoas estão doentes espiritualmente porque foram buscar um Cristo imediatista para solucionar a dor de cabeça, no corpo, falta de emprego, problema com seu marido, com seu filho, porém não estão buscando Jesus Cristo que salva da condenação eterna e livra de todo os pecados. Entretanto, como conseqüência de uma vida com Jesus todos os outros problemas serão solucionados diante da vontade de Deus.
            A igreja secularizada tem comprometido a mensagem do evangelho, pois as pessoas só querem ouvir o que é bom para o ego. O desafio é continuar pregando a Palavra da verdade que confronta o pecador, levando-o ao arrependimento genuíno pelo poder do Espírito Santo. Se a igreja não tomar a postura de comprometer-se diante da missão proposta por Jesus a todos os discípulos que é: “toda autoridade me foi dada no céu e na terra, Ide, portanto fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”.Mt. 28.18,20
Assim como igreja estamos falhando diante de Deus e do pacto de Lausanne, que concordamos com pontos positivos e relevantes para a evangelização do mundo.

                                                                                                                    Adailton Evangelista